Publicado em 25 de janeiro de 2022

RESUMO DO PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL – PGA

 

A gestão ambiental vem ganhando importância nas instituições privadas, fazendo parte do sistema de gestão global e tendo o apoio da Alta Direção de cada organização.

A Usina São José do Pinheiro utiliza uma ferramenta de gestão ambiental importante no dia a dia, o Plano de Gestão Ambiental (PGA). Este plano contempla uma série de recomendações que servem como base para o gerenciamento dos possíveis impactos ambientais gerados pela organização. Sendo extremamente útil no acompanhamento ambiental, permitindo que melhores práticas sejam aplicadas e assegurada a sua interligação com os indicadores para o monitoramento das atividades.

A Gestão Ambiental é, assim, para a Usina São José do Pinheiro, uma questão estratégica, na medida em que, além de contribuir para a conservação do meio ambiente e, consequentemente, da natureza e da biodiversidade, concorre também para reduzir os custos diretos (água, energia, matérias-primas e demais insumos) e indiretos (multas e passivos por danos ambientais).

A utilização de subprodutos, ao invés de seus descartes, tem sido uma das principais estratégias para o aumento da sustentabilidade da produção agroindustrial.

O monitoramento ambiental permite, com a colaboração de todos os setores e através da adoção de medidas preventivas e corretivas, que impactos sejam minimizados e que situações de risco sejam evitadas.

A Usina São José do Pinheiro evidencia em seu Plano de Gestão Ambiental – PGA ações ambientais que estão correlacionados com as seguintes macroquestões ambientais: Ecossistema, Biodiversidade, Solo, Água, Ar, Mudanças Climáticas, Uso de Agroquímicos, Uso de Fertilizantes Artificiais, Queimada de Cana e Resíduos.

Um resumo das ações ambientais:

1. Plantio de vegetação nativa (Mata Atlântica) nas áreas de APP (Ecossistema);
2. Realização de capturas de animais silvestres e posterior soltura em seu habitat (Biodiversidade);
3. Realização de análises de solo no entorno do Parque Industrial (Solo);
4. Realização de monitoramento das águas do Rio Cotinguiba (água);
5. Realização do monitoramento isocinético das caldeiras (Ar);
6. Utilizar combustível menos poluente em sua frota (Mudanças Climáticas);
7. Reduzir a quantidade de princípio ativo aplicado nas áreas da Usina (Uso de Agroquímicos);
8. Reduzir a área de aplicação de fertilizantes (Uso de Fertilizantes Artificiais);
9. Aumentar a porcentagem de colheita mecanizada de cana CRUA em relação à safra passada (Queima de Cana);
10. Realizar a destinação adequada, conforme legislação vigente, de todos os resíduos gerados na atividade (Resíduos).